terça-feira, 2 de abril de 2013

Paixão pelos livros

Embora o Brasil não seja tipicamente um país de leitores, não se vende pouco neste país. Mesmo com os preços um tanto salgados, em geral, muita gente adora livros por estas plagas. E o livro, essa entidade mística tão querida e misteriosa, não é necessariamente aquele conjunto de páginas unidas (coladas ou grampeadas). O formato clássico do livro é confundido com o livro em si. Mas hoje vemos a popularização (lenta e gradual) do livro eletrônico. Temos leitores de e-books, como o Kindle e o Kobo, e muita gente já lê em PDF mesmo, no conforto de sua cama, com o notebook esquentando as pernas nessa entrada de outono.

O que realmente importa, para mim, é que o advento do livro eletrônico tende a ajudar na popularização da leitura, assim como a música já não é restritiva há uns bons anos, por causa do MP3. Podem xingar muito no Twitter e no Facebook, mas a questão é que é um caminho sem volta. Vendagens diminuem? Talvez. No caso dos livros, vemos vendagens cada vez maiores, então não é um grande problema. Publicar livros continua difícil. Eu estou me batendo para publicar o meu. Mas hoje há alternativas. Vou publicar pelo Clube dos Autores e vamos ver o que dá. Terei que investir tempo e dinheiro nisso, como qualquer autor iniciante. Mas, ao menos, vou ter liberdade para errar o quanto quiser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário